O colagénio contribui para manter uma pele firme e elástica. Como tal, evita o aparecimento de estrias e melhora a aparência da pele, ajudando também a retardar o processo de envelhecimento da derme.
Como tal, a BodyConcept sugere, em comunicado, oito alimentos que deve consumir para evitar as estrias e a consequente flacidez da pele:
Leia Também: Faz retenção de líquidos? Devia comer isto mais vezes para desinchar
1- Laranja
A laranja é rica em vitamina C, um dos melhores aliados para a síntese do colagénio, proteína responsável por dar estrutura, firmeza e melhorar a elasticidade da pele, diminuindo a flacidez e o aparecimento de rugas e linhas de expressão.
2- Alho
O alho é um alimento rico em enxofre, mineral essencial para a produção de colagénio. O seu consumo ajuda a manter a pele firme e elástica, e a sintetizar a queratina, proteína que ajuda a evitar perdas desnecessárias de água da pele.
Leia Também: E hoje, vai comer leguminosas? Há fortes razões para começar a fazê-lo
3- Batata-Doce
A presença da vitamina A, na batata-doce, ajuda a evitar as estrias por participar na formação de novas células na pele. É também rica em antioxidantes que ajudam a expulsar as toxinas acumuladas no organismo.
4- Tomate
O tomate, para além de ser rico em vitaminas A e C, possui ainda a ação antioxidante da vitamina E que ajuda a manter a derme bonita e livre de marcas. O licopeno, pigmento responsável pela cor vermelha do tomate, também ajuda a neutralizar os radicais livres que atacam as células saudáveis do organismo.
5- Banana
A banana é rica em zinco que, como a vitamina C, também ajuda a diminuir o risco de estrias por participar na formação do colagénio. Além disso, o manganês também auxilia na produção do colagénio e no fortalecimento dos ossos, evitando a osteoporose.
Leia Também: Acabe de vez com a barriga inchada (e chegue ao verão em forma)
6- Cenoura
A cenoura ajuda na formação de novas células por ter vitamina A na sua composição e vitamina C, que auxilia na síntese do colagénio. Por ser muito rica em água também ajuda a hidratar o corpo.
7- Feijão
O feijão é fonte de ferro, potássio e proteínas, mas também em zinco, um mineral que age na síntese do colagénio. A cada 100 gramas consumidos, adquire-se 2,30 miligramas (mg) do nutriente.
8- Sementes de melancia
Também muito ricas em zinco são as sementes de melancia, já que apresentam 10 mg de zinco para cada 100 gramas do alimento! Antes de as consumir, triture-as no liquidificador e utilize-as em preparações de bolos, pães, sopas ou caldos.
Leia Também: Como nunca nos lembrámos disto? Sete usos fantásticos da cerveja