A falta de higiene oral tem os seus problemas. O mau hálito é um deles. Na maioria dos casos, é facilmente resolvida com a adoção de certas rotinas, como escovar os dentes com regularidade ou passar fio dentário. Ainda assim, existem casos em que o mau hálito é sinal de algo mais grave.
A Mayo Clinic, aqui citada pelo 'website' Health Digest, refere que em algumas situações o mau hálito pode indicar certas doenças. Explica que se persistir durante algum tempo pode ser sinal de gengivite ou até de cáries.
Leia Também: Privação de sono também prejudica a saúde oral. Saiba como
Marque uma consulta se sentir também sangramento nas gengivas e também dores de dentes. Estar constantemente com a boca seca pode ainda contribuir para o mau hálito.
Pode ser ainda sintoma de diabetes ou para a doença de refluxo gastro esofágico. Neste caso, o dentista pode reencaminhar para outro tipo de especialidade.
As recomendações passam por escovar os dentes, pelo menos, duas vezes por dia, passar o fio dentário e até limpar a língua, que acaba por ser outros os principais fatores que levam ao mau hálito.
Leia Também: Má saúde oral está relacionada com 23 doenças e cinco tipos de cancro