É difícil imaginar um mundo sem a minissaia, um pedaço de tecido cheio de feminilidade, sensualidade e poder, que veio quebrar os ideais das gerações que vieram antes dela. E esse feito devemo-lo à estilista britânica Mary Quant, que morreu nesta quinta-feira, aos 93 anos.
Usada pela famosa feminista Germaine Greer, que lutou para quebrar ideias preconcebidas de género, a minissaia chegou a ser apelidada por Coco Chanel de "simplesmente horrível". Corria a década de 60 e aquilo que Quant estava longe de imaginar era o impacto que esta peça teria nos nossos armários.
Leia Também: 25 novidades da Parfois que vão tornar o seu look mais único - desde 10€
"Se calhar o [André] Courrèges até criou a minissaia, mas se, de facto, o fez, ninguém a usava", escreveu a famosa criadora, num artigo do The Telegraph. Já numa entrevista à Vogue americana, terá dito que "foram as raparigas no King’s Road" onde se situava a sua icónica Bazaar, "que inventaram a minissaia"
Como tal, para assinalar o adeus à estilista, percorra a galeria acima. O Lifestyle ao Minuto reuniu 10 modelos de minissaia.
Leia Também: A nova coleção da Type está aí e celebra o empoderamento feminino