Acha que está a cuidar da sua higiene pessoal da melhor forma? Por vezes, pode não estar a dar conta, mas pequenos erros acabam por fazer com que fique com algum cheiro indesejado, por exemplo, mas também bactérias sem que se aperceba.
O 'website' The Healthy falou com o médico Rosmy Barrios para perceber alguns sinais que podem indicar que não está a fazer tudo da forma mais correta. Veja se é o seu caso.
Leia Também: São piores do que julga. 14 hábitos de higiene que prejudicam a sua saúde
Odor corporal
Começa por referir que o cheiro natural que tem é o resultado das hormonas, da alimentação que faz ou até de alguns medicamentos. Deve lavar o corpo com um sabonete antibacteriano. "Existem zonas do corpo que suam mais do que outras, como é o caso das axilas. Deve ter cuidado extra ao limpá-las", refere o médico.
Cabelo oleoso
Pode ser algo natural. Há tendência para certos cabelos serem assim. Contudo, quando não lavado da forma correta, pode levar a um excesso de oleosidade. "Deve ser usado um champô sem produtos químicos agressivos, que acabam por remover alguns dos óleos naturais." Se o seu cabelo não for oleoso, pode esperar mais algum tempo antes de o lavar.
Infeções na pele
A limpeza regular da pele ajuda a eliminar germes, a oleosidade e as células mortas. Sem o fazer, acaba por ter alguma irritação e até reações alérgicas. "Existem bactérias que podem causar eczema."
Mau hálito
Escovar os dentes e usar fio dental são rotinas que deve ter sempre em conta para evitar o mau hálito frequente.
Unhas sujas ou partidas
As unhas devem ser limpas e aparadas com frequência de forma a evitar a propagação de algumas doenças. "Devem ser limpas com água, sabão e uma escova de unhas."
Leia Também: Ainda tem estes hábitos na cozinha? Anda a fazer tudo mal