São muitos os fatores que têm capacidade de causar mudanças na urina. Aliás, na maioria das vezes, estes odores desagradáveis são o resultado de trocas na alimentação ou algo do género, sem muita gravidade. Para conhecer as justificações mais comuns, e mais sérias, o jornal Daily Record, falou com especialistas e tem respostas.
Por exemplo, urina com um cheiro forte e um tom amarelo escuro, é sinal de desidratação. Quando tem um cheiro mais frutado, e a regularidade com que urina é mais frequente, é capaz de ser um sintoma de diabetes tipo 2.
Leia Também: Se a urina está desta cor, o melhor é ir ao médico
Sentir que a urina está com um odor mais forte, mesmo que não esteja, acontece muito a grávidas ou em mulheres, no geral, durante a ovulação.
Já a urina, nos momentos em que tem um cheiro semelhante a fermento é, muitas vezes, sinal de uma infeção fúngica. Também as infeções urinárias 'normais' fazem com se destaque um cheiro doce e semelhante a amoníaco. Para terminar, mencionam as infeções que são transmitidas sexualmente, como a clamídia, que tem a capacidade de fazer com que o odor da urina seja extremamente desagradável.
Leia Também: Confirma-se! Esta fruta é realmente uma 'bomba' contra infeções urinárias