Cerca de 250 vinhos de 40 produtores do Alentejo vão poder ser provados na edição deste ano da iniciativa Évora Wine, que se realiza, nos dias 19 e 20 deste mês, naquela cidade alentejana, foi divulgado esta terça-feira.
O Évora Wine, considerado pelos promotores como o "maior evento de vinho do Alentejo", é organizado por duas empresas e conta com o apoio do Turismo do Alentejo e Ribatejo, Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) e Câmara de Évora. Segundo a organização, o evento, que vai para a sua oitava edição, volta a realizar-se em plena Praça do Giraldo, em Évora, que servirá de "palco" para cerca de 250 referências de 40 produtores de vinho do Alentejo.
A par da degustação dos vinhos produzidos em toda a região, os visitantes do certame vão poder petiscar e assistir a iniciativas culturais. "Queremos manter aquilo que funciona. É um evento que junta sempre muitos visitantes e muitos produtores e vinhos, num ambiente festivo e descontraído", destacou à agência Lusa Reto Frank Jorg, da organização.
Leia Também: Gosta muito mas percebe pouco de vinho? Ouça 'Conversas de Barrica Cheia'
O responsável, que também é administrador de uma das adegas da região que participa no evento, explicou que o evento procura aproximar os produtores vitivinícolas da região alentejana dos consumidores. "Quem vai a uma prova de vinhos são os 'wine lovers' [amantes de vinho], mas é um mercado pequeno e aqui os produtores conseguem mostrar os seus vinhos ao consumidor em geral e também turistas nacionais e estrangeiros", assinalou.
Este ano, revelou Reto Frank Jorg, a principal novidade é a maior aposta na oferta gastronómica, com a participação de quatro ou cinco restaurantes. A organização estima que o evento receba cerca de oito mil visitantes nos dois dias em que se realiza.
O certame tem entrada livre, mas os visitantes que pretendam provar os vinhos disponíveis têm que adquirir um copo para o fazer. Do programa, fazem parte provas de vinhos, 'showcookings' e atuações musicais e de dança.
Leia Também: Produtores de vinho alertam para escassez e preço das garrafas