Mais de 450 vinhos de 56 produtores alentejanos vão estar em prova durante o evento Vinhos do Alentejo em Lisboa, que se realiza, nos dias 2 e 3 de junho, na capital, segundo informação divulgada esta segunda-feira.
Promovida pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), com sede em Évora, a iniciativa, que os promotores consideram "um dos mais importantes eventos do setor vinícola em Portugal", vai decorrer no Centro Cultural de Belém (CCB).
Leia Também: Évora Wine dá a conhecer 250 vinhos de 40 produtores do Alentejo
Na 13.ª edição de Vinhos do Alentejo em Lisboa, realçou a CVRA, "os amantes da vinha e do vinho vão ter a oportunidade de provar mais de 450 vinhos produzidos por 56 produtores da região alentejana". Em prova, sublinhou, estarão "desde brancos, tintos e rosés a espumantes e vinhos licorosos". "A montra de divulgação dos néctares alentejanos honra o compromisso da região com a sustentabilidade", já que são reutilizados os materiais e bancas de eventos realizados, no ano passado, em Lisboa e no Porto, destacou.
Além de provas, no dia 2 de junho, o programa inclui seminários e palestras relacionadas com as castas e as particularidades dos vinhos da região e do Vinho de Talha, com Luís Pedro Amorim, diretor da Câmara de Provadores da CVRA.
Leia Também: Já sabemos a data do regresso do mercado Medieval de Almodôvar
Já no dia 3, vários produtores alentejanos com certificação de produção sustentável e a diretora executiva do Forest Stewardship Council Portugal, Joana Faria, participam em sessões sobre sustentabilidade e as boas práticas nas vinhas e adegas.
O Alentejo é líder nacional em vinhos certificados, com cerca de 40% de valor total das vendas num universo de 14 regiões vitivinícolas em Portugal. Com uma área de vinha de 23,3 mil de hectares, 30% da sua produção tem como destino a exportação para cinco destinos principais, nomeadamente Brasil, Suíça, Estados Unidos, Reino Unido e Polónia.
Leia Também: Guarda Wine Fest regressa em julho com mais de 50 produtores de vinho