Esta quarta-feira, 17 de maio, assinala-se o Dia Mundial da Hipertensão. É muitas vezes considerado um 'assassino silencioso' já que os sintomas podem passar despercebidos e ser confundidos com outras patologias.
Muitas vezes, a tensão alta pode ser uma condição grave e apresenta alguns sintomas que não deve, de todo, ignorar. O jornal The Mirror cita o National Health Service, do Reino Unido, e revela os sinais que o devem preocupar. Conheça-os.
Leia Também: Dia Mundial da Hipertensão. "O 1.º passo é, naturalmente, o diagnóstico"
- Dores de cabeça fortes;
- Sangramento nasal;
- Fadiga;
- Problemas de visão;
- Dor no peito;
- Dificuldade em respirar;
- Sangue na urina;
- Arritmia cardíaca;
- Batimento no peito, pescoço e orelhas;
- Convulsões.
São ainda descritos como outros sinais a ter em conta as tonturas, problemas em dormir, manchas de sangue nos olhos e até suores. Pessoas acima do peso, que bebam muito álcool, fumadores, que estejam com muito stress ou que comem muito sal estão em maior risco.
"Define-se hipertensão arterial quando a pressão máxima é maior ou igual a 140 mmHg, vulgo 14, ou a pressão mínima é maior ou igual a 90 mmHg, vulgo 9", refere a Saúde 24.
"Na Europa estima-se que a hipertensão arterial afete cerca de 35 a 40% da população, e em Portugal estima-se que a prevalência de hipertensão arterial na população adulta seja de 42,6%", continuam.
Leia Também: Sabe o que é hipertensão pulmonar? Pode ser fatal durante a gravidez