Três alimentos (e bebidas) que um dentista evita ao máximo
Cuidado!
© Shutterstock
Lifestyle Saúde oral
Ao longo dos anos os dentistas têm vindo a desaconselhar certos alimentos especialmente os que têm muito açúcar. Porquê? Causam muitos estragos, cáries e ainda estimulam outras condições mais sérias. Além dos mais óbvios que já todos conhecem, o dentista Sam Jethwa falou com o DailyMail e fez uma pequena lista com mais alguns que deve mesmo evitar ao máximo.
Leia Também: Uma boa saúde oral ajuda a evitar estas doenças (incluindo cancro)
'Lattes' de curcuma estão na moda e, na verdade, têm múltiplos benefícios para a saúde. Quando se fala dos dentes a história já é diferente.
De acordo com a dentista a curcuma é capaz de manchar os dentes. Algo que é especialmente arriscado entre quem usa próteses dentárias ou fez um branqueamento.
Também os caramelos de leite estão na lista. Porquê? Têm imenso açúcar e a sua consistência muito dura e pegajosa aumenta, significativamente, o risco de lascar ou rachar um dente. É ainda mais problemático em indivíduos com coroas, chumbo ou aparelho nos dentes.
Por último, a especialista menciona as azeitonas, um snack relativamente saudável e rico em antioxidantes e vitaminas. É, no entanto, necessário ter muito cuidado e não trincar as que têm caroço. Pode causar estragos incómodos e difíceis de encontrar.
Entre indivíduos mais velhos com os dentes mais frágeis é necessário ter ainda mais atenção. O mesmo se aplica a outros alimentos com caroços, nomeadamente, cerejas, tâmaras e pêssegos.
Leia Também: Não desvalorize o sangramento das gengivas. Eis o que deve saber
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com