Um estudo publicado na revista científica Current Biology sugere que o cheiro a suor atrai fortemente os mosquitos. É por isso que algumas pessoas são mais suscetíveis a ser picadas.
O objetivo deste estudo é contribuir para o desenvolvimento de estratégias que ajudem a afastar mosquitos. Isso, por sua vez, levaria a uma melhor prevenção de doenças transmitidas por mosquitos, como a malária.
Leia Também: Sinais alarmantes de diabetes descontrolada que jamais deve ignorar
Recorde-se que, em entrevista ao Lifestyle ao Minuto, Miguel Castanho, do laboratório Miguel Castanho do Instituto de Medicina Molecular, em Lisboa, recordou um estudo de 2022, que revela que os mosquitos são atraídos pelo "odor natural da pessoa". "Moléculas voláteis que se libertam do corpo acabam por despertar nos mosquitos fêmea reações fisiológicas que levam à picada. Os mosquitos macho não se alimentam de sangue. Curiosamente, dois destes compostos, chamados decanal e undecanal, têm um odor cítrico e são usados em alguns perfumes", disse.
Por outro lado, "a ideia de que são as propriedades do sangue de cada pessoa, nomeadamente, a 'doçura', que determinam a atração dos mosquitos, não tem fundamento", defendeu.
Leia Também: Tresanda? Livre-se dos maus odores do frigorífico com estes truques