É (mesmo) possível que as plantas eliminem as toxinas perigosas do ar

Investigadores afirmam que são capazes de remover com eficácia os vapores tóxicos da gasolina.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
26/05/2023 08:26 ‧ 26/05/2023 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Saúde

Há mais um motivo para encher a casa de plantas. Segundo um novo estudo, as plantas conseguem remover com eficácia os vapores tóxicos de gasolina - incluindo compostos causadores de cancro - do ar no interior das casas. 

Para testar a hipótese, os investigadores utilizaram uma mistura de plantas de interior, e concluíram que era altamente eficaz na eliminação de poluentes nocivos causadores de cancro. Em comunicado, os cientistas explicam que 97% dos compostos mais tóxicos foram eliminados em apenas oito horas.

Leia Também: Uma pitada de canela pode ser tudo o que seu jardim precisa

"Esta é a primeira vez que as plantas foram testadas quanto à sua capacidade de remover compostos relacionados à gasolina, e os resultados são surpreendentes", afirma o líder do estudo Fraser Torpy. Aliás, segundo os investigadores, as plantas conseguem remover os poluentes mais nocivos como benzeno.

"Também descobrimos que quanto mais concentradas estão as toxinas, mais rápidas e eficazes as plantas se tornam na sua eliminação, mostrando que as plantas se adaptam às condições em que estão a crescer", acrescenta. 

Caso não saiba respirar fumo de gasolina causa irritação nos pulmões, dores de cabeça e náuseas, além disto, a exposição prolongada já foi associado a um aumento do risco de cancro, asma e outras doenças crónicas, contribuindo para a diminuição da esperança média de vida. 

Trata-se de uma investigação da Universidade de Tecnologia de Sydney, na Austrália, feita em parceria com a Ambius, empresa de plantas. 

Leia Também: Que pivete! As plantas que deve ter no WC para combater os maus odores

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas