Nova Iorque como nunca antes vista! Qual o perigo do fumo dos incêndios?
Qualidade do ar na cidade é a pior desde 1960.
© Getty Images/ David Dee Delgado/ Stringer
Lifestyle Saúde
Os Estados Unidos enfrentam uma das mais intensas vagas de incêndios dos últimos anos. A poeira dos fogos que fustigam o Canadá está a cobrir Nova Iorque por uma névoa alaranjada. Segundo o The New York Times, a qualidade do ar na cidade é a pior desde os anos 60 à conta do fumo que invadiu a atmosfera e os especialistas alertam para os riscos para a saúde pública.
Leia Também: Moradores de Nova Iorque aconselhados a ficar em casa o máximo "possível"
Em declarações ao jornal Metrópoles, o cirurgião torácico Humberto Oliveira, do Hospital Santa Lúcia, no Brasil, explica que estas nuvens de fumo contêm várias partículas e substâncias nocivas para as vias respiratórias, como aerossóis, dióxido de carbono e dióxido de nitrogénio, o que torna a inalação prejudicial. "Este tipo de poluição é altamente tóxica e pode levar a vários problemas respiratórios e, nos casos mais graves, à morte", alerta.
A exposição ao fumo dos incêndios pode provocar doenças respiratórias, cardiovasculares e neurológicas, principalmente em grupos mais vulneráveis, como crianças e idosos. Tosse, falta de ar, aumento de doenças respiratórias, inflamação e diminuição da função pulmonar são alguns dos sinais de alarme.
Leia Também: "Vamos morrer com este fumo", diz José Castelo Branco em Nova Iorque
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com