A bailarina Brunna Gonçalves, ex-concorrente do Big Brother Brasil e mulher da cantora Ludmilla, revelou, através de publicações feitas nos instatories da rede social Instagram, que tem o hábito de comer carne vermelha crua. "Amo carne crua temperada. Só carne. É muito bom", disse. E não demorou muito até a Internet começar a 'cair-lhe em cima'.
Leia Também: Nutricionista revela o que deve evitar consumir regularmente
Em declarações à revista IstoÉ Gente, o nutrólogo e endocrinologista Daniel Bratan, explica que, em teoria, "qualquer carne poderia ser consumida crua se for proveniente de um animal saudável" e se todas durante todas as etapas do transporte não houver contaminação cruzada, "o que é impossível atualmente". "Considerando que a carne pode ser contaminada por bactérias patogénicas em várias etapas do processo de abate dos animais e processamento da carne, ou até mesmo após a saída da indústria, no comércio ou na preparação feita pelo consumidor, na manipulação e armazenamento inadequados, não é recomendado o consumo cru", adverte.
"De acordo com o U.S. Centers for Disease Control and Prevention [Centro de Prevenção e Controlo das Doenças dos Estados Unidos], a maior parte dos alimentos presentes na dieta da carne crua contém bactérias como campylobacter, salmonella, clostridium perfringens, E. coli e yersinia. Todas essas bactérias causam doenças como infeções, diarreia, hepatite A e intoxicação alimentar", alerta o especialista.
Leia Também: Dieta do engorda. Seis coisas simples que pode fazer para ganhar peso