Todos sabemos que devemos lavar a roupa interior após cada utilização. Mas será que sabe com que frequência deve deitar fora e substituir as cuecas e não só? A verdade é que as opiniões dividem-se.
Alguns dizem que deve fazê-lo uma vez por ano. Já outros defendem que, desde que esteja intacta, não há motivos para deitá-la fora. "Em geral, apesar da lavagem adequada e frequente da roupa intima, deve substitui-la a cada seis meses para evitar a acumulação excessiva de bactérias", diz o endocrinologista reprodutivo, especialista em infertilidade e obstetra/ginecologista certificado Taraneh Nazem. Acrescenta ainda que, "em alguns casos, dependendo do nível de sujidade, deve considerar substituir as peças a cada três meses".
Leia Também: Sabe quantas vezes pode usar o pijama, calças e outras roupas sem lavar?
"Desde que lave e desinfete as suas peças de roupa interior e estejam funcionais, sem buracos e sujidade, pode usá-las", diz Philip M. Tierno, professor de microbiologia e patologia da Escola de Medicina da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Inidos, em declarações ao Refinery29. "Quando ficarem desgastadas ou o elástico deixar de funcionar, saberá quando substituí-los".
Pode também adotar a regra das 50 lavagens. Como o próprio nome indica, é o número de vezes que devemos lavar as cuecas antes de descartá-las. "Mas, obviamente, se as suas cuecas estiverem a causar irritação na pele ou estiverem rasgadas, pode ser necessário fazê-lo mais cedo", afirma o ginecologista Narenda Pisal, da London Gynecology, ao jornal The Independent.
Leia Também: Falámos com um ginecologista sobre o que nunca teve coragem de perguntar