Segundo um estudo publicado na revista Clinical Epigenetics, um medicamento usado habitualmente para tratar casos de cancro pode vir a solucionar um problema dos doentes com diabetes tipo 1.
Em causa está o facto de estimular as células do pâncreas a restaurar a produção de insulina. A investigação foi feita no Baker Heart and Diabetes Institute, na Austrália.
Passadas 48 horas após a administração do medicamento criado, com base num outro usado para o tratamento do cancro, existiram células que foram reativadas e voltaram a produzir insulina.
Leia Também: Nova solução? Medicamento revela-se eficaz ao reduzir colesterol
"Estas observações experimentais sugerem a possibilidade de que células reprogramadas são capazes de produzir insulina e secreção de insulina funcionalmente elevada em resposta à estimulação da glicose", referem os autores do estudo, aqui citados pelo 'website' New Atlas.
Referem que são necessários mais estudos para perceber a real eficácia deste tratamento, mas explicam que pode vir a ser considerado como um tratamento alternativo para doentes com diabetes.
Leia Também: Sintomas de diabetes que se manifestam na boca (e nos dentes)