Por vezes, a água com gás é identificada como uma alternativa mais saudável aos refrigerantes, uma vez que não tem tanto açúcar. Ainda assim, entre algumas da questões que se podem fazer, existe a dúvida se pode ou não causar pedras nos rins.
O 'website' Health dá a resposta. Falou com os urologistas Wesley Mayer, Vikas Desai, Philip Hoekstra, para tentar perceber melhor este tema. À partida, Wesley Mayer refere que esta relação "não foi bem estudada".
Leia Também: Camarão. Verdades que vão mudar a forma como olha para este pitéu do mar
Contudo, em teoria, a água com gás pode aumentar o risco de vir a ter pedras nos rins. Em causa pode estar o bicarbonato de sódio, uma vez que uma dieta rica em sódio aumento o risco de desenvolver problemas renais.
"Ao mesmo tempo, o bicarbonato pode afetar o pH da urina, e uma mudança no pH pode levar a certa doenças." Contudo, nada disto está provado, uma vez que até existe a hipótese de esta água reduzir o risco de tal patologia.
"Qualquer aumento na ingestão de água, com ou sem gás, deve reduzir a probabilidade de desenvolvimento de doenças renais. A ingestão inadequada de líquidos é que pode causar mais esta formação", revela Philip Hoekstra.
" cálcio contido em muitas águas com gás só pode servir para ajudar a evitar doenças renais, não para causá-los", explica Vikas Desai. O ideal é sempre ver bem a composição deste tipo de águas.
Explicam ainda que pode ser uma ajuda na hidratação, mas que não deve ser consumida em excesso.
Leia Também: O seu cabelo vai crescer de forma saudável se comer estes alimentos