Aos 30 anos, e depois de algum tempo a trabalhar como nutricionista, Joana Martins, atualmente com 44 anos, decidiu ir atrás do sonho e formar-se em medicina veterinária. Em pequena não teve cães, só mesmo pássaros, coelhos e peixes. Só mais tarde entram os patudos na sua vida. Em 2016 foi o Cenoura. É da raça Teckel, também designada como Dachshund e é até mais conhecido como cão salsicha. É ele que está no rótulo de todas as embalagens das sugestões nacionais da marca que acabou de criar, a Dackel Products. É um projeto que mostra outra das paixões da veterinária.
"A minha vontade de eternizar o amor por ele [o Cenoura] e pela raça, foi o mote para a criação de uma gama de produtos genuinamente portugueses com os quais quero que se vivam afetos e se criem memórias rodeados daqueles que amamos", explica Joana Martins ao Lifestyle ao Minuto, no âmbito da rubrica Feito em Portugal.
O nome do projeto, Dackel Products, é fácil de explicar. Para quem é fanático pela raça já deve ter chegado lá. "Dackel é sinónimo de Teckel, Dachshund ou 'Sausage Dog'. É uma raça que, embora de porte pequeno, é conhecida pelo seu olfato apurado e pela sua resistência e audácia como caçador."
Do portfólio da marca fazem parte várias sugestões que têm o objetivo de criar boas recordações por quem as partilha à mesa. "São produtos para degustar em momentos de partilha com a família e amigos, daqueles que queremos repetir e também eternizar".
Leia Também: Onde é que a saúde e a decoração se juntam? Nas peças da AILUJ Studio
Joana Martins teve a ajuda de dois amigos para conseguir avançar com o projeto e desenvolver os produtos. "Apostei em produtos portugueses, essa sempre foi e continua a ser a ideia. São sabores genuínos do nosso país, capazes de acompanhar os sentidos apurados e criar memórias."
Há também sal aromatizado e azeite© Dackel Products
Neste momento conta com quatro compotas: de abóbora, tomate, figo e abacaxi e coco. Tem ainda azeite, flor de sal, sal aromatizado com limão, azeitona galega e tremoços. Os preços variam entre os 2,15 e os 4,90 euros.
A Dackel Products conta com pouco tempo de atividade, mas já estão a ser pensados outros produtos, como mel, picantes, pasta de azeitonas, conservas e vinho. "Espero concretizar alguns deles até final do ano", faz sobressair Joana.
As diversas sugestões podem ser compradas através do Instagram da marca. Existe uma loja online, mas "algo rudimentar", como a própria apelida. Aí só irá encontrar os produtos e os preços. É através da rede social que pode encomendá-los, mas também por e-mail ou telemóvel.
"Estou a trabalhar na colocação dos produtos em plataformas de venda online, em alguns locais diferenciados, no pequeno comércio tradicional e apostar também na exportação", concretiza Joana Martins.
Leia Também: A cosmética também pode ser amiga do ambiente. A Raisi quer dar o exemplo