Há alguns anos que a kombucha está na moda. Esta bebida, feita à base de chá fermentado, sempre foi descrita como benéfica para a saúde intestinal. Será que também pode ajudar a emagrecer?
O 'website' EatingWell falou com a nutricionista Brittany Lubeck para tentar perceber melhor esta questão. Começa por dizer que não existem evidências científicas que provem que esta bebida possa estar associada à perda de peso.
Leia Também: Jejum da água. A dieta que pode ajudá-lo a emagrecer
"A kombucha pode ou não ajudar na perda de peso, mas certamente pode fazer parte de uma dieta saudável. Lembre-se de que nenhum alimento ou bebida pode causar perda de peso. Nada supera uma dieta bem equilibrada para a saúde em geral", explica.
Ainda assim, é uma bebida com baixo teor de calorias em comparação com refrigerantes. Entre alguns dos benefícios comprovados estão a melhoria da saúde intestinal, a melhoria na digestão e na absorção de nutrientes.
Todas estas últimas podem estar ligadas à perda de peso, mas claro que tal só é conseguido com uma dieta equilibrada e não apenas com o consumo de kombucha.
Leia Também: Este vegetal ajuda a emagrecer e a baixar a pressão arterial muito alta