A condição de saúde que levou Marcelo Rebelo de Sousa ao hospital

O Presidente da República sentiu-se mal esta tarde durante a visita a uma faculdade. Acabou por desmaiar.

Notícia

© Horacio Villalobos/Corbis/Getty Images

Notícias ao Minuto
05/07/2023 18:41 ‧ 05/07/2023 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Saúde

Na tarde desta quarta-feira, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sentiu-se mal durante a visita ao polo da Faculdade de Ciências e Tecnologia na Costa da Caparica. Segundo os médicos do Hospital de Santa Cruz, em Oeiras, onde foi levado para fazer exames, tratou-se do "equivalente a uma quebra de tensão".

O Presidente da República acabou mesmo por desmaiar. Este pode ser um dos sintomas de hipotensão, o outro nome que se pode dar à tensão arterial baixa. Segundo a rede de saúde CUF, "significa que a pressão com que o sangue circula está mais baixa do que aquilo que seria considerado normal".

A reação do corpo ao calor é uma possível causa e poderá ter sido o que aconteceu a Marcelo Rebelo de Sousa. A desidratação é outro dos motivos. A falta de água no corpo pode acabar por reduzir o volume sanguíneo.

Em declarações à saída do hospital, depois de ter alta, Marcelo Rebelo de Sousa revelou que bebe pouca água e que isso pode ter tido um impacto no seu estado de saúde naquele momento.

"Recomendaram-me a beber mais água, bebo pouca, e não tomar bebidas que sejam muito energéticas", explicou. Disse também ter experienciado sintomas idênticos aos de 2018, quando teve um incidente semelhante, apesar de as temperaturas não estarem tão elevadas como nessa altura.

O tratamento desta condição pode variar de acordo com as causas que levaram à hipotensão. Neste caso em específico, numa situação devido ao calor, devem ser ingeridos líquidos com um pouco de sal para melhorar a circulação.

Já se for algo recorrente, aconselha-se a levantar e sentar devagar, evitar lugares muito quentes, permanecer em pé durante muito tempo e até fazer jejum prolongado.

[Notícia atualizada às 21h43]

Leia Também: Pressão arterial no limite? Comer estes cinco alimentos reduz os valores

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas