Muitas vezes depois de um dia mais cansativo a vontade de escovar os dentes antes de ir dormir (quase) não existe. É, no entanto, ainda muito importante e, um estudo, feito recentemente, sugere que esquecer o hábito aumenta o risco de doenças cardíacas.
Aliás, no geral, o estudo, citado no Huffpost, agregador de blogues, afirma que os maus hábitos de higiene oral podem ter um impacto muito negativo na saúde cardiovascular e aumenta as hipóteses de desenvolver complicações como angina, insuficiência cardíaca ou ataques cardíacos.
Leia Também: É dos que passa sempre a escova de dentes por água antes de usá-la?
Segundo os cientistas, escovar os dentes apenas de manhã é "inadequado" e "o mais importante é fazê-lo à noite, antes de ir para a cama", afirmam no estudo, disponibilizado na Nature, revista científica. Para chegarem a estas conclusões, os investigadores analisaram indivíduos que visitaram o Hospital Universitário de Osaka, no Japão, entre abril de 2013 e março de 2016.
Dividiram as pessoas em quatro grupos tendo em conta a frequência e altura do dia em que escovavam os dentes. No total, analisaram mais de mil indivíduos com 20 anos ou mais, foram também avaliados fatores como idade, sexo, historial e registos dentários e médicos.
Leia Também: Coloca sempre a tampa na escova depois de lavar os dentes? Não devia...