Estar sentado durante muito tempo tem múltiplos efeitos negativos na saúde. Algo que também se aplica, claro, em viagens de carro longas. Aliás, neste caso, especificamente, aumenta ainda mais o "risco de trombose venosa profunda, um coágulo de sangue nas veias profundas da perna, juntamente com dores musculares, dores nas costas e fadiga", esclarece Deborah Lee, uma médica, no jornal britânico Metro. Isto significa que é necessário contrariar estas consequências.
Leia Também: Benefícios de fazer caminhadas que se começam a sentir em menos de um mês
Poppy Alexandra, uma instrutora de ioga, aconselhou, na mesma publicação, algumas poses de ioga adaptas e que todos conseguem fazer no carro e, claro, o condutor é a única exceção. Para tornar tudo isto mais divertido a instrutora deu nomes temáticos a cada posição.
1- Verifique os espelhos
É um alongamento e ajuda quem tem o pescoço rígido. "Tudo o que precisa de fazer é colocar a mão no lado oposto da cabeça e puxá-la suavemente para o outro lado do ombro". Com este movimento "deve sentir um ligeiro alongamento no pescoço".
2- Ajuste o banco
Trabalham as pernas e as costas. Para fazer este exercício tem de "recuar o banco e, em seguida, inclinar-se para a frente e pegar nos pedais do carro, pressionando a parte superior do corpo contra as coxas".
Leia Também: Carregar móveis sem esforço? O truque que poupa muitas dores nas costas
3- Dar o pisca
Já este trabalha os braços. "Estique o braço esquerdo e rode-o na direção da janela, utilizando o braço direito como apoio." Depois troque e estique o braço direito.
4- Levantar a embraiagem
"Com as costas direitas, apoie um tornozelo na coxa oposta e, em seguida, incline-se suavemente para a frente para sentir o alongamento." Trata-se de um exercício que trabalha as costas e os isquiotibiais.
Leia Também: Exercícios (muito fáceis) que atenuam as dores nas costas e pescoço
5- Abra o tejadilho
"Coloque as mãos juntas como se estivesse a rezar, depois rode para um lado para colocar um cotovelo no joelho oposto, enquanto roda a cabeça e os ombros em linha." Troque e faça isto do outro lado. O seu peito, costas e pescoço agradecem.
6- Suporte para copos
"Levante os joelhos para dentro do corpo, de modo a ficarem debaixo do queixo, e envolva os braços à volta das pernas." Isto é capaz de ajudar a alongar a zona lombar.
Leia Também: Só precisa de cinco minutos de ioga para acordar de manhã