Um novo tratamento para os doentes com diabetes tipo 2 está em fase de testes e promete acabar com as injeções diárias de insulina. Em causa está uma injeção semanal. Os ensaios clínicos já estão na fase três. Está ainda a ser aguardada a aprovação pela Food and Drug Administration, nos Estados Unidos.
Esta injeção, designada por Icodec, mostrou ter tantos resultados como as injeções diárias. "Este é o primeiro produto que foi desenvolvido como uma insulina semanal. Estávamos muito ansiosos para ver como se sairia do ponto de vista de eficácia e segurança em comparação com a insulina atual", revelou Ildiko Lingvay, uma das principais autoras do estudo.
Leia Também: Sim, a diabetes também se manifesta no hálito. Sabia?
Refere que se trata de uma insulina de libertação lenta. "Fica de forma inativa e a circular no sangue. É libertada a um ritmo constante ao longo da semana. Basicamente é criado um depósito de insulina inativa que é liberada lentamente para fazer o seu trabalho."
Os mais recentes testes da Icodec foram feitos em 564 pessoas com diabetes tipo 2 que nunca tinham sido tratadas com insulina.
"A Icodec diminuiu o açúcar no sangue melhor do que a insulina diária", continua. Refere ainda que, se for aprovada, poderá estar disponível já no próximo ano.
Leia Também: Será esta a cura para a diabetes? Novo estudo dá nova esperança