Um estudo apresentado no NUTRITION 2023, o encontro anual da American Society for Nutrition, dos Estados Unidos, sugere que fazer suplementação de probióticos poderá melhorar a memória e evitar o declínio cognitivo.
Apesar dos resultados, a investigação considera que as conclusões são algo preliminares. Contudo, mostraram que idosos que tomaram suplementos de probióticos durante 12 semanas apresentaram melhorias cognitivas.
Leia Também: Adote estes cinco hábitos. A saúde do seu cérebro só vai melhorar
"Os pacientes que receberam probióticos pareciam ter algumas melhorias pontuais na sua memória, o que pode sugerir que tal tratamento poderá reverter algumas das mudanças cognitivas", explica Daniel J. Brennan, professor de neurologia na Washington University School of Medicine, nos Estados Unidos.
Revelaram ainda que a composição de bactérias nos intestinos pode ser usada para identificar alguns problemas cognitivos. Explicam também que serão necessários mais estudo para perceber o papel dos probióticos e ainda para perceber como podem ser desenvolvidas novas formas de tratamento.
Leia Também: Seis dicas para trabalhar o cérebro e lembrar-se melhor das coisas