O chá de camomila reduz os níveis de açúcar no sangue e ajuda a evitar a diabetes, uma doença crónica 'silenciosa' que atinge todas as idades e ambos os géneros. Esta é a principal conclusão da revisão de um estudo publicado na revista Complementary Therapies in Medicine.
Leia Também: Faça estas seis mudanças fáceis para um verão saudável - e em boa forma
Os investigadores da Tabriz University of Medical Sciences, no Irão, conduziram uma análise detalhada de 15 estudos que investigaram os efeitos da ingestão de chá de camomila em doentes com diabetes mellitus. Além de terem constatado uma melhoria significativa nos níveis de açúcar o sangue, quatro dos cinco estudos revelaram que a camomila ajudou a combater a dislipidemia, uma condição em que ocorrem níveis anómalos de lípidos (um componente importante do organismo humano) no sangue. Em seis dos estudos analisados, a camomila também se mostrou eficaz a diminuir o stress oxidativo.
Num dos estudos, 64 doentes com diabetes tipo 2 receberam três chávenas diárias de chá de camomila (3 g/150 mL de água quente) ou placebo durante oito semanas. O primeiro grupo demonstrou reduções significativas em HbA1c (níveis médios de açúcar no sangue durante as oito a 12 semanas anteriores), níveis de insulina e resistência à insulina, bem como uma redução de 11% nos níveis de açúcar no sangue em comparação com o grupo placebo.
Leia Também: Oito trocas alimentares para emagrecer antes do verão (sem passar fome!)