A Covid-19 ainda anda aí. Apesar de já não ser considerada pandemia, são vários os casos a aparecer e os cuidados devem continuar. Um novo estudo publicado na revista PLOS One alerta para um hábito que muitas pessoas têm que pode aumentar o risco de infeção: coçar o nariz.
O estudo foi feito entre profissional do setor da saúde e mostrou que tem tinha por hábito coçar mais o nariz tinha mais hipóteses de vir a contrair o vírus.
"Recomendamos que os estabelecimentos de saúde criem mais consciência, por exemplo, por meio de sessões educativas ou implementem recomendações contra coçar o nariz nas diretrizes de prevenção de infeções", revelaram os autores do estudo.
Leia Também: Covid-19. Descoberto anticorpo capaz de neutralizar todas as variantes
A investigação analisou as taxas de infeção do hospital Amsterdam UMC, em Amesterdão, nos Países Baixos, entre março e outubro de 2020. Além de coçar o nariz, outros comportamentos e atributos, como roer as unhas ou ter barba, foram também considerados.
Dos 219 profissionais que fizeram parte do estudo, 185 revelou que tinha como hábito coçar o nariz. A idade média dos que o faziam situava-se nos 44 anos.
O estudo mostrou que quem tinha o hábito de coçar o nariz tinha mais 17,3% de hipótese de ser infetado.
Leia Também: Só faltava esta... Cientistas descobrem nova variante da Covid-19