Recentemente, graças a um questionário, feito pela Opinium, agência de pesquisa e 'insights' de mercado, foram revelados 10 sintomas de demência que muitos não conhecem. Aliás, a investigação, citada no Mirror, constatou que 34% dos inquiridos não sabiam quais eram os sintomas mais importantes de demência.
Além disso, descobriram que 16% dos participantes pensaram "incorretamente que a demência é uma parte normal do envelhecimento", explicam os investigadores. E mais de 77% dos inquiridos "não têm conhecimento dos principais fatores de risco" da doença.
Leia Também: É possível identificar o risco de demência décadas antes do diagnóstico
Então, os dados recolhidos afirmam que os dez sintomas menos conhecidos incluem preferência por alimentos doces; perda do olfato; convulsões; incontinência; tornar-se obsessivo; quedas repetidas e desmaios; alucinações visuais; perda de apetite e de peso; perturbações do sono e problemas de movimento.
Por outro lado, 88% dos indivíduos analisados conseguem identificar a perda de memória como um sintoma de demência, explicam.
Justin Taurog, diretor geral da Vitality Life, que financiou o estudo, afirmou que "a investigação mostra que existe uma lacuna na compreensão que as pessoas têm da demência". Algo que realça a importância de "que todos conheçam os sintomas a que devem estar atentos e quais são os fatores de risco".
Leia Também: Demência. Aqui está a solução que faltava descobrir?