Comer estes alimentos pode aumentar (e muito) o risco de pedras nos rins

Saiba o que diz uma investigação.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
07/08/2023 08:41 ‧ 07/08/2023 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Rins

Quem não gosta de alimentos açucarados? Claro, são uma tentação para quase toda a gente, mas infelizmente, são capazes de aumentar o risco de pedras nos rins, sugere um estudo. Aliás, mais especificamente, o estudo afirma que o consumo frequente de alimentos com açúcares adicionados faz com que o risco deste problema aumente em 40%

De acordo com Shan Yin, líder do estudo, citada no The Independent, a primeira investigação a encontrar uma associação entre estes alimentos e o problema de saúde, mas não justifica a ligação entre os dois fatores. 

Leia Também: O leitor perguntou: Beber água com gás causa pedras nos rins?

Para o estudo foram analisadas mais de 28 mil pessoas que que foram incluídas no Inquérito Nacional de Saúde e Nutrição dos Estados Unidos. Com estes dados, os investigadores concluíram que "os indivíduos que recebiam mais de 25% da sua energia total de açúcares adicionados tinham uma probabilidade 88% maior do que as que recebiam menos de 5% da sua energia total de açúcares adicionados".

Além disto, os resultados também mostraram que "as pessoas abaixo do nível de pobreza tinham maiores probabilidades de desenvolver pedras nos rins quando expostas a mais açúcares adicionados do que as que estavam no nível de pobreza ou ligeiramente acima dele".

Mesmo assim, "são necessários mais estudos para explorar em pormenor a associação entre o açúcar adicionado e várias doenças ou condições patológicas", afirma o investigador. 

Leia Também: Para ter rins saudáveis, é melhor evitar estes alimentos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas