Ainda 'ontem' estava a desmontar a árvore de Natal e a 'destralhar' a casa da decoração alusiva às festividades e, de repente, já começa a ser altura de voltar a preparar tudo para receber novamente a magia natalícia dentro de portas. Como assim? É verdade, o tempo, uma vez mais, passou num ápice e aqui estamos, em finais de outubro, a sensivelmente dois meses de mais um Natal.
É cedo para pensar na decoração típica da época? Nós achamos que não! Até porque, muito provavelmente, no início do ano, quando arrumou todos os acessórios tradicionais da quadra, tê-lo-á feito sem grande critério - verdade? Não terá pensado nos objetos que já precisam de reforma, nem tampouco feito nota mental de alguma reposição que seja necessária.
Está, pois, mais do que na hora de fazer um levantamento do que tem em casa - em condições de ser usado, claro - e do que irá precisar de comprar para este Natal, em jeito de 'check-list'. A hôma - Happy Home Living dá uma ajuda para que nada de importante falhe, partilhando os itens essenciais que não podem mesmo faltar na decoração natalícia lá de casa.
Olá, árvore... e bolas... e pendentes... e luzes
Tem papel e caneta à mão - que é como quem diz, nos dias que correm, tem a postos a aplicação de notas do smartphone? Comecemos então este inventário de decoração de Natal pela grande protagonista da quadra: a árvore, pois claro. Há quantos anos mantém a mesma árvore? Ainda tem os ramos em condições para receber bolas, demais enfeites e luzes? No caso de considerar boa ideia trocá-la, pode optar pelas versões mais convencionais, por assim dizer, de árvores verdes; mas se quiser abraçar propostas mais arrojadas, há outras cores disponíveis a gritarem sofisticação, como é o caso de árvores brancas, por exemplo.
© hôma
Quantas bolas se partiram no ano passado? Esta contagem será certamente mais significativa para quem tenha animais de estimação - sobretudo gatos - e crianças em casa, mas, na verdade, todos acabamos por estragar uma ou outra bola, mais não seja no momento de decorar a árvore e depois no momento de a desfazer também.
Bolas, de resto como luzes - mas já lá iremos -, nunca são demais na árvore, clamando pela companhia de outros pendentes alusivos à época: desde laços, fitas e pinhas, passando por bonecos, sejam eles pais natais, bonecos de neve, elfos, soldadinhos de chumbo, renas e demais animais da floresta... o limite é a imaginação - afinal, esta é, ou não, a época mais mágica do ano?
© hôma
Já agora, todas estas figuras não têm necessariamente de ficar circunscritas à árvore, podendo decorar toda a casa, até porque existem em vários tamanhos e materiais, adequando-se, portanto, a múltiplos fins. Falamos, a título de exemplo, da decoração da porta da entrada, da mesa, de candeeiros e de espelhos: mais uma vez, em matéria de decoração de Natal, poucas serão as soluções que poderão ser tidas como exageradas.
Há clássicos que não podem falhar (venha de lá esse presépio!)
Voltando à árvore de Natal (e não só), concentremo-nos, então, nas luzes. Tem ideia do número de lâmpadas LED que se terão fundido no ano passado? Uma árvore de Natal será tanto mais 'feliz' quanto mais cintilar, e luzes fundidas passarão uma mensagem mais 'triste' do que o pretendido, e até de algum desleixo.
© hôma
Está na altura de aposentar as luzes que já não servem, substituindo-as e, quem sabe, reforçando alternativas: cortinas, cascatas e mangueiras de luzes contribuem para belíssimos efeitos na casa toda, podendo ainda recorrer a feixes de luz e a projetores de luzes com bonecos, flocos ou efeito de neve.
Outro clássico incontornável do Natal são as coroas e as grinaldas. Casa onde impere o espírito natalício que se preze tem à entrada uma coroa ou grinalda na porta, anunciando que o Natal está a chegar.
© hôma
Inevitavelmente, mesmo para os não crentes, o Natal tem uma conotação religiosa, que encontra na presença do presépio uma das suas maiores expressões decorativas. Há presépios para todos os gostos, dos realistas aos estilizados, ou até mesmo infantilizados, e também no que toca aos materiais abundam opções. Por baixo da árvore, no aparador da sala, ou numa mesa de apoio, quase arriscaríamos dizer que não há Natal sem presépio incluído na decoração.
© hôma
Por fim, a mesa: Tudo a postos?
Muita coisa para anotar? Não desespere, estamos a chegar à mesa de Natal - não fossem a ceia e o almoço de Natal o auge da quadra - e quase a acabar a lista de essenciais de decoração.
Castiçais e velas, além de um bonito centro de mesa, são muito bem-vindos e uma toalha com motivos natalícios ficará sempre bem. Se preferir dispensar a toalha, mais não seja porque se suja com facilidade, tem sempre a hipótese de usar individuais ou apenas 'sousplats', que, por certo, darão um toque de requinte à composição da mesa.
© hôma
Do ponto de vista mais prático, confira se o serviço de mesa, talheres e copos estão completos e em condições de irem à mesa, bem como se tem utensílios de servir suficientes para a avultada quantidade de entradas, pratos principais e sobremesas que estas refeições costumam implicar. Equacione ainda incluir na decoração alguns detalhes como argolas de guardanapo ou bonecos decorativos que remetam para a época natalícia.
© hôma
Pronto, concluída que está a 'check-list' para os preparativos de Natal no que à decoração diz respeito, antecipe uma visita a uma loja hôma - Happy Home Living para garantir que consegue comprar a tempo tudo o que precisa!