Hoje em dia, nos supermercados, não é difícil encontrar prateleiras recheadas de alimentos 'light' e saudáveis. Mas têm realmente vantagens? Michael Mosley - médico e autor - explicou no seu blogue, chamado Fast 800, que muitos fazem "mais mal do que bem" e que, na realidade, acrescentam alguns quilos na balança. Para ajudar enumerou alguns muito populares.
Leia Também: Estes quatro alimentos só estão a fazer com que engorde
1- 'Chips' de vegetais
Muitos consideram que são uma alternativa saudável e que substitui as batatas fritas clássicas. Mas, segundo o médico, estas fatias finas de vegetais não têm muito valor nutricional.
Além disso, a maioria é frita em óleo de girassol que lhes dá a textura estaladiça e coberta com sal, ou seja, não são mais saudáveis do que as batatas. Como alternativa, recomenda vegetais crus, frutos secos, sementes ou kimchi.
2- Produtos 'light' e com pouca gordura
De acordo com o especialista, estes produtos são frequentemente destituídos de nutrientes e carregados de açúcar e aditivos, uma forma de garantir que têm um sabor agradável. Isto significa que são capazes de provocar um aumento dos níveis de açúcar no sangue, estimulando ainda mais os desejos e causando quedas de energia, acrescenta.
Leia Também: Três fontes de proteína muito saudáveis (e vegetarianas)
3- Papas de aveia instantâneas e com sabor
Papas de aveia nem sempre são a opção mais saudável. Falando sobre as instantâneas, o médico explica que normalmente têm muito açúcar adicionado e que algumas marcas têm 16 gramas.
4- Molhos de saladas
Então, "os molhos comerciais não só têm uma quantidade significativa de calorias por porção (e não são muitos os que cumprem a dose recomendada de uma colher de sopa), como também estão cheios de aditivos para prolongar a sua vida útil, espessantes, escondidos e outras coisas nojentas que simplesmente não devem estar no seu armário!"
Leia Também: Contra o colesterol perigosamente alto, coma estes sete alimentos