Sim, leu bem. É muito possível que comer algo doce de manhã ajude quem está a tentar perder os quilinhos a mais. Pelo menos foi o que concluiu um estudo de Daniela Jakubowicz, endocrinologista, feito na Universidade de Tel Aviv, em Israel, e citado no Huffpost, agregador de blogues.
Foram analisadas quase 200 pessoas que faziam uma dieta com controlo de calorias. Todos os voluntários podiam escolher entre um pequeno-almoço com poucos hidratos de carbono ou, claro, um rico em hidratos e proteínas que incluía sempre algo doce, como uma fatia de bolo.
Leia Também: Está a tentar emagrecer? Não coma isto ao almoço
Com a experiência, 16 semanas depois, os investigadores descobriram que os indivíduos que comiam algo doce começaram a emagrecer ligeiramente. Porquê? Não está relacionado com o valor nutricional dos doces, mas sim porque os indivíduos que os comeram eram mais rigorosos com as suas dietas e, além disso, tinham níveis mais baixos da hormona da fome, a grelina, o que significa que tinham menos desejos.
Tendo isto em conta, a especialista recomenda um pequeno-almoço rico em proteínas, acompanhado de algo doce. Isto significa que o almoço deve ser mais leve e que o jantar não deve incluir hidratos de carbono e açúcar.
Já os diabéticos não devem experimentar esta dieta sem falar o médico. É que os níveis de açúcar no sangue e de insulina baixam quando o pequeno-almoço é a maior refeição do dia, explica o WebMD, citado no Huffpost.
Leia Também: Sete hábitos simples de pessoas que conseguem emagrecer - sem sacrifício