Coisas que os olhos podem revelar sobre a saúde

Leia o que diz uma optometrista.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
14/08/2023 18:33 ‧ 14/08/2023 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Saúde

Sim, os olhos oferecem imensas pistas sobre a saúde de cada um, explica Sophie Koh, uma optometrista, no DailyMail. Aliás, segundo a especialista, analisando os olhos é possível detetar uma série de doenças crónicas, como diabetes e cancro. 

Leia Também: Devia ter estes cuidados diários. A saúde dos seus olhos fica a ganhar

Entre os sinais de alerta, enumera alguns como manchas de sangue na parte de trás do olho, nervos óticos inchados e, ainda, um anel cinzento que rodeia a córnea.

Claro, os sintomas nem sempre são uma prova conclusiva de cancro ou de uma doença específica, mas um exame oftalmológico pode ajudar a detetar problemas nas suas fases iniciais.

Leia Também: Melhor que botox! É assim que se faz um creme de olhos caseiro

1- Cancro

Segundo a especialista, em alguns casos, o olho é o primeiro local a mostrar sinais precoces de uma série de cancros, incluindo tumores cerebrais, melanoma, leucemia e linfoma. "O inchaço do nervo ótico, retinas com sangue e manchas novas ou de aspeto irregular na parte da frente ou atrás do olho", são sinais de alerta, explica a optometrista. 

2- Acidente vascular cerebral (AVC) 

"Bloqueios ou coágulos na retina podem ser o primeiro sinal de que uma pessoa está em risco elevado de sofrer um AVC. Se o doente estiver a sofrer uma perda súbita da visão lateral, isso também pode ser um sinal de aviso de que ocorreram danos cerebrais", afirmou Sophie.

3- Diabetes 

Normalmente, "a retinopatia diabética afeta os capilares da retina e aparece inicialmente como manchas de sangue na parte de trás do olho, que podem ser detetadas durante exames oftalmológicos de rotina".

Leia Também: O que dizem os seus olhos? Cinco doenças graves que se manifestam neles

4- Esclerose múltipla

Esta condição pode causar uma doença chamada neurite ótica, em que o nervo ótico incha e causa visão desfocada, algo diagnosticado em 25% dos indivíduos diagnosticados com esclerose múltipla. 

5- Níveis de colesterol elevados

Encontrar um anel branco, azul ou cinzento a rodear a córnea, significa em alguns casos que existe uma acumulação de colesterol na corrente sanguínea, explicou a optometrista. "Isto pode aparecer mesmo nos trinta e quarenta anos."

6- Doenças da tiroide

"O hipertiroidismo não se limita a deixar os olhos vermelhos e com comichão. Em casos mais graves, pode causar inchaço dos músculos oculares, o que faz com que os globos oculares fiquem salientes e provoquem visão dupla", alertou. 

Leia Também: Está de novo com os olhos doridos? Eis os motivos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas