Estes homens podem estar menos vulneráveis a nove tipos de cancro
Faz exercício regularmente?
© Shutterstock
Lifestyle Cancro
Boas notícias! De acordo um novo estudo, feito na Suécia, os homens jovens que andam de bicicleta, nadam, correm, e fazem outros exercícios que estimulam a aptidão cardiorrespiratória, estão menos vulneráveis a nove tipos de cancro, a longo prazo. Mais especificamente, os investigadores mencionam cancros da cabeça e do pescoço, do estômago, do pâncreas, do fígado, do intestino, do reto, do rim, do pulmão e do esófago.
Trata-se de uma investigação disponibilizada na British Journal of Sports Medicine e acompanhou mais de um milhão de homens durante 30 anos. Todos os participantes fizeram serviço militar na Suécia entre 1968 e 2005.
Leia Também: Mesmo sentado numa cadeira é possível queimar calorias
Enquanto foram acompanhados cerca de 84 mil homens foram diagnosticados com algum tipo de cancro. Mas, os investigadores, citados no The Independent, concluíram que os jovens com um nível mais elevado de aptidão cardiorrespiratória tinham: 19% menos probabilidades de desenvolver cancro da cabeça e do pescoço; 39% menos probabilidades de desenvolver cancro do esófago; 21% menos probabilidades de desenvolver cancro do estômago; 40% menos probabilidades de ter cancro do fígado; 18% menos probabilidades de desenvolver cancro do intestino; 5% menos probabilidades de desenvolver cancro do reto; 20% menos probabilidades de desenvolver cancro do rim; 42% menos probabilidades de desenvolver cancro do pulmão e, finalmente, 12% menos probabilidades de desenvolver cancro do pâncreas.
"Estes resultados poderiam ser utilizados na elaboração de políticas de saúde pública, reforçando ainda mais o incentivo à promoção de intervenções destinadas a aumentar a [aptidão cardiorrespiratória] nos jovens", escreveram os autores.
Claro, nem tudo é completamente positivo, os cientistas descobriram que uma maior aptidão cardiorrespiratória "estava associada a um ligeiro aumento (7%) do risco de cancro da próstata e a um aumento de 31% do risco de cancro da pele". Mas autores sugeriram que o risco mais elevado de cancro da pele pode estar relacionado com uma "maior exposição aos raios ultravioleta".
Leia Também: Mantenha a coluna saudável (e sem dores) com a ajuda destes exercícios
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com