Supostamente as unhas oferecem imensas pistas sobre a saúde de cada um. Sabia? Por exemplo, em alguns casos, unhas fracas são um sinal de anemia, e as unhas amarelas estão, muitas vezes, relacionadas com a deficiência de vitaminas ou minerais. Existem outras situações e, recentemente, foram explicadas no Huffpost, agregador de blogues.
Leia Também: O que fazer para secar as unhas rapidamente e sem causar estragos
Tem uma linha escura nas unhas
Geralmente, esta condição, mais conhecida como melanonquília, não tem um significado grave, mas em alguns casos aparece em pessoas com melanoma subungueal. Trata-se de um cancro de pele raro que ocorre debaixo das unhas.
Unhas com duas cores (brancas e cores-de-rosa, vermelhas ou castanhas)
É uma condição frequente entre pessoas que sofrem de uma doença renal crónica. Mas, além disso, e segundo o PubMed, citado no Huffpost, "ocorre em várias doenças, assim como em indivíduos saudáveis".
Normalmente, o distúrbio faz com que as unhas apresentem "a parte proximal branca e a metade distal vermelha, cor-de-rosa ou castanha, com uma linha nítida de demarcação entre as duas metades", lê-se na Wiley Online Library.
Leia Também: Unhas fracas? O truque que nunca ninguém lhe contou envolve... maionese
Unhas brancas com uma faixa castanha na parte superior
Podem indicar uma doença hepática ou cirrose. Além disso, estão relacionadas com o envelhecimento e com demência, mas também doença vascular periférica; insuficiência renal crónica; diabetes tipo 2; insuficiência cardíaca congestiva; doenças de pele como o vitiligo ou a lepra tuberculoide; e hepatite viral.
Segundo a Healthline, as unhas ficam "totalmente brancas com uma faixa vermelha ou acastanhada na ponta. Têm também um aspeto único que se assemelha a vidro despolido".
Unhas com elevações na horizontal
Indicam, em alguns casos, uma interrupção no crescimento natural das unhas e são o resultado de fatores como infeções; diabetes descontrolada; doença arterial periférica; doenças que causam febre alta, como a escarlatina, o sarampo, a papeira e a pneumonia; falta de zinco; e, finalmente, alguns tipos de medicamentos, incluindo retinóides e quimioterapia.
Claro, mas podem ainda ser o resultado de uma lesão, como deixar cair algo pesado sobre as unhas, exemplifica a Mayo Clinic.
Leia Também: As razões que estão a deixar as suas unhas neste (mau) estado