No época do verão, do calor e dos dias mais longos, vêm também férias e momentos de descontração que pedem uma ou outra cerveja. Também é assim consigo?
Nicolas Billard, fundador e mestre cervejeiro da Cerveja Vadia, deixa uma série de sugestões de harmonização para tirar o máximo partido do verão.
Leia Também: Nutricionista revela cinco falsos alimentos saudáveis
Para um churrasco:
As carne grelhadas no churrasco trazem sempre um toque fumado característico, que combina na perfeição com o toque torrado de algumas cervejas pretas. Estilos de cerveja como Schwarzbier (Dark Lager) e Baltic Porter são as escolhas certas para harmonizar.
© Nicolas Billard
Para aquelas pessoas que não gostam de cervejas pretas, os estilos Märzen e Doppelbock, pelos seus maltes ligeiramente caramelizados e a sua doçura residual, serão uma aposta vencedora. Se o churrasco é feito com molho barbecue ou picante, uma India Pale Ale (IPA), com um bom amargor e notas frutadas, será um excelente equilíbrio entre o picante da carne e a frescura do lúpulo da cerveja, realçando os sabores da carne no churrasco.
Para acompanhar peixe:
Para sabores mais marinhos, recomendam-se as Witbiers, mais leves e com notas cítricas mais pronunciadas, combinam harmoniosamente com peixes frescos. Experimente com um ceviche de peixe ou de camarão, pois elevam a sua frescura.
As Saison têm nuances frutadas e condimentadas, que realçam a delicadeza dos pratos de peixe. Sirva um robalo (ou outros peixes brancos) grelhado ou no forno com ervas aromáticas acompanhado com uma Saison para uma experiência única.
Leia Também: Tudo mentiras! Pare de acreditar nestes mitos sobre perda de peso
Para acompanhar saladas:
A maioria das saladas são muito leves e frescas. Por essa razão, uma Berliner Weisse realçará os sabores dos vegetais. A ligeira acidez desta cerveja tornará toda a experiência mais refrescante. Uma salada de verão com rúcula, morangos e queijo feta ganha um toque vibrante com esta cerveja.
Com saladas mais complexas, pode optar por uma Gose. Será uma experiência muito diferente daquilo a que estamos habituados. Esta cerveja, que tem um toque de salgado e de especiarias como coentros, acrescentará um perfil interessante a esta combinação de sabores. Experimente com uma salada de quinoa, abacate e salmão ou camarão grelhado.
Como as cervejas de estilos Berliner Weiss e Gose são ainda pouco comuns de encontrar à venda em Portugal, opte por uma Wheat Beer, com as suas notas leves de malte de trigo e toques frutados (banana madura) e de especiarias (cravinho), esta cerveja é perfeita para todos os tipos de salada.
Para acompanhar marisco:
A clássica Pilsner é uma das escolhas mais habituais e que resulta sempre. A sua leveza e amargor suave destacam a delicadeza, a cremosidade em boca e o sabor a mar de vários tipos de marisco. Camarões, lapas, mexilhão, e até os nossos tão típicos percebes, combinam perfeitamente com esta cerveja.
Uma Belgian Tripel tem uma complexidade e uma doçura equilibrada que irá complementar pratos de marisco mais robustos. Experimente com caranguejo ou lagosta cozida acompanhada de molho de manteiga de alho.
Leia Também: Declare 'guerra' à celulite. Só tem de fazer isto e é tão simples
Para acompanhar sobremesas de verão:
Uma Fruited Sour ou uma Fruit Lambic são uma escolha acertada e mais uma experiência nada habitual em Portugal. Com sua base ácida e a adição de frutas, combina com sobremesas de frutas frescas. Um parfait de frutos vermelhos, uma panacota ou um clássico peach Melba ganham um toque de sofisticação com uma destas cervejas. Experimente estas cervejas que contenham frutos vermelhos ou frutos tropicais como maracujá, manga, ananás, framboesa, ou até com citrinos como toranja. Não se vai arrepender de testar esta harmonização.
Se formos para um lado ainda mais guloso, gelados e outras sobremesas com uma base de chocolate, frutos secos ou caramelo, o casamento perfeito será com cervejas mais fortes e encorpadas, com toques de café e cacau, como uma Imperial Stout.
Para o aperitivo na esplanada:
Para o início de uma refeição, cervejas mais leves e frescas serão uma boa aposta. Por exemplo, uma Session IPA, com um teor alcoólico mais baixo, é uma opção refrescante e aromática para abrir o apetite e acompanhar chips de batata-doce ou nachos com guacamole, e teremos um contraste irresistível. Uma Blonde Ale será uma boa escolha também - leve e versátil, é perfeita para petiscos diversos. Sirva com uma tábua de queijos variados e frutos secos para uma experiência equilibrada.
Para festas, sunsets e festivais de música:
Uma Sour Ale trará acidez e complexidade, que combina com a energia de festivais e diferentes estilos de música. Acompanhe com um cachorro ou hambúrguer gourmet para contrastar com as notas ácidas da cerveja.
Uma Double IPA, com um teor alcoólico mais elevado e sabores e aromas intensos, acompanha o êxtase das experiências únicas das festas de verão. Uma sandes de porco no espeto ou pulled pork com molho picante será uma explosão de sabores ao lado desta cerveja.
Leia Também: A pequena e poderosa fruta com 20 vezes mais vitamina C do que a laranja