Sim, a anorexia em cães é uma realidade que pode afetar qualquer patudo, independentemente da raça ou idade. Segundo a médica veterinária Cátia Frade, este distúrbio alimentar pode ser desencadeado por inúmeros fatores. "Algumas causas comuns incluem doenças, dor, stress, mudanças no ambiente, problemas dentários e envelhecimento", explica num artigo assinado por si no blogue da Barkyn.
As doenças, esclarece, "podem incluir problemas gastrointestinais, questões hepáticas, renais, cardíacas, respiratórias, endócrinas, infeções e, claro, neoplasia". "A dor pode advir de lesões, doenças articulares, infeções, problemas dentários e outros problemas de saúde", enquanto o stress, por sua vez, "pode ser efeito de mudanças no ambiente, como a mudança de casa, a chegada de um novo animal de estimação ou a ausência do dono", acrescenta.
Leia Também: O seu cão rejeita medicamentos? Com este truque vai ser tudo mais fácil
A melhor forma de prevenir esta situação é manter uma boa saúde geral do animal. "Isso inclui fornecer uma dieta equilibrada, manter um peso saudável, proporcionar exercício físico adequado e garantir cuidados de saúde."
Quanto a sintomas, deve estar atento a:
- Perda de peso;
- Falta de apetite;
- Letargia;
- Vómitos;
- Diarreia;
- Constipação;
- Desidratação;
- Fraqueza geral;
- Subnutrição (em casos graves);
- Insuficiência orgânica (em casos graves).
Leia Também: O leitor perguntou: Os cães devem usar roupa?