Sim, as fezes oferecem pistas e ajudam a identificar múltiplos problemas de saúde, mas, calma, nem todos são graves. Claro, "a cor mais comum é o castanho ou tons de castanho", explica Mark Corkins, chefe da divisão de gastroenterologia pediátrica do Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Tennessee, nos Estados Unidos, citado na CNN internacional.
Então, "o castanho provém da decomposição da bilirrubina, um pigmento criado quando as células sanguíneas velhas se decompõem no fígado, e na bílis, tipicamente castanha escura ou verde e produzida pelo fígado para ajudar na digestão das gorduras", segundo o Gabinete de Ciência e Sociedade da Universidade McGill, no Canadá.
Leia Também: Não consegue fazer o 'número dois' fora de casa? Descubra porquê
Quando a bilirrubina e a bílis são segregadas no intestino delgado, ao longo da digestão, resultam em fezes castanhas. Graças a este processo fisiológico, muitas vezes, as fezes ficam verdes, algo muito comum. Normalmente, as fezes verdes significam que a comida passou rapidamente pelo trato gastrointestinal e não fez o processo necessário para ficarem castanhas, explica Rena Yadlapati, professora de medicina na divisão de gastroenterologia da Universidade da Califórnia, em San Diego, nos Estados Unidos.
Mas, claro, existem outras cores, com diferentes significados e, felizmente, os especialistas responderam a todas as dúvidas. Para todas as cores existem justificações, mas a alimentação também tem um impacto significativo.
Leia Também: Ir várias vezes à casa de banho diz mais sobre a sua saúde do que julga
O que significam diferentes cores nas fezes:
- Fezes amarelas ou laranjas. Podem indicar excesso de gordura, especialmente quando têm um aspeto gorduroso ou oleoso, afirma Yadlapati;
- Fezes pretas deixam os especialistas em alerta e, normalmente, manifestam-se em alguns casos de melena, um sintoma de hemorragia interna. Muitas vezes esta cor foi associada a alguns suplementos com ferro ou medicamentos para a diarreia com subsalicilato de bismuto;
- Fezes brancas ou sem cor são capazes de significar que não existe bílis suficiente no trato digestivo. "Podem indicar uma causa mais grave, como algum tipo de doença no fígado, nos canais biliares ou no pâncreas", explica Yadlapati. O mesmo acontece com certas medicações;
- Fezes vermelhas merecem atenção imediata e, geralmente, significam que "talvez haja alguma hemorragia de baixo para cima, no cólon ou no reto", esclarece. Estão relacionadas com problemas como hemorroidas, úlceras no trato gastrointestinal e doenças como a colite ulcerosa ou a doença de Crohn.
Leia Também: Sim, é possível criar um trajeto alternativo para as fezes e urina