Quer variar no pequeno-almoço, mas dá sempre por si a comer a mesma coisa. Adivinhámos, não foi? Pois bem, a nutricionista Diana Cruz enumerou, através da rede social Instagram, "bons exemplos de alimentos para incluir nesta refeição". "Como todas as outras, deve ser bem nutritiva, saborosa e completa para lhe dar energia e os nutrientes que o seu corpo precisa", lembra.
Espreite a lista abaixo:
Leia Também: A popular bebida que aumenta a imunidade e faz maravilhas pelo intestino
1- Ovo
"Rico em proteínas e vários nutrientes importantes, pode promover a saciedade e ajudar a diminuir a ingestão de calorias."
2- Iogurte grego sem açúcares adicionados
"Rico em proteínas e cheio de nutrientes benéficos, como cálcio, vitamina B12, zinco, potássio e fósforo." Se preferir um iogurte mais cremoso e com maior quantidade de proteínas, a nutricionista recomenda o islandês skyr.
3- Café
"Beber café regularmente, em quantidades moderadas e sem açúcar, está associado a um menor risco de doenças."
4- Frutos vermelhos
"São ricos em fibras e baixos em calorias." Além disso, "também são ricos em antioxidantes que podem diminuir o risco de doenças". Adicione-os a iogurte grego, à aveia e batidos, como recomenda Diana Cruz.
Leia Também: Seis alimentos que deve evitar ter em casa, segundo uma nutricionista
5- Aveia
É "rica em betaglucano, um tipo de fibra que pode diminuir os níveis de colesterol e aumentar a sensação de saciedade". Também contém inúmeras vitamians e minerais.
6- Pão integral
"Rico em fibras e hidratos de carbono complexos que são digeridos lentamente e não aumentam rapidamente os níveis de açúcar no sangue." Pode juntar-lhe manteiga de frutos secos, húmus ou ovo, por exemplo.
7- Frutos secos
"São ricos em nutrientes que podem ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas e a promover a saúde do cérebro." Falamos, por exemplo, das nozes, avelãs, amêndoas, cajus e amendoins. Todavia, lembre-se que os frutos secos devem ser consumidos em pequenas quantidades.
8- Fruta
A maioria contém "diferentes vitaminas, minerais e antioxidantes", bem como "grandes quantidades de fibras, o que promove a saciedade".
Leia Também: Sabia que isto acelera o metabolismo? O melhor é ler este artigo