Está comprovado que o chá de hibisco tem propriedades diuréticas, ou seja, evita a retenção de líquidos, ajuda a evitar a acumulação de gordura e favorece a perda de peso. Contudo, nem todos têm esse efeito, diz ao portal SportLife a nutricionista Carmem Camiran, da MedSculp.
A banana é a protagonista do chá viral - e inesperado - do momento para emagrecer. A promessa é aliciante. Há quem diga que faz perder quatro quilos numa semana, sem dieta nem exercício. Porém, "por si só, não é uma bebida com propriedades comprovadas para emagrecimento", esclarece a nutricionista. "Apesar de conter alguns nutrientes benéficos, como fibras e antioxidantes, o chá de banana não possui substâncias específicas que promovam a perda de peso de forma direta."
Leia Também: Não vê resultados na balança? É possível que cometa um destes cinco erros
A ingestão de chá de banana, juntamente com uma dieta equilibrada e a prática regular de exercício físico, pode ajudar a emagrecer. Porém, a perda de peso não é um efeito direto da bebida. Por outro lado, é um aliado do sono, devido à presença de aminoácido triptofano, que pode ser convertido em serotonina, neurotransmissor relacionado ao relaxamento e bem-estar.
A nutricionista Carmem Camiran, da MedSculp explica que "não existe uma dose diária padronizada para o consumo de chá de banana, pois o seu uso é geralmente mais associado ao consumo das cascas de banana, que pode variar dependendo da preparação e da quantidade utilizada".
Leia Também: Seis alimentos que deve evitar ter em casa, segundo uma nutricionista