Muita sede, urinar mais do que o habitual, estar sempre com fome e perder peso podem ajudar a diagnosticar a diabetes, uma doença crónica que se caracteriza pelo aumento da glicose (níveis de açúcar) no sangue, dando origem à hiperglicemia. Todavia, os sintomas são muitas vezes inespecíficos, o que pode atrasar o diagnóstico.
Por tratar-se de uma doença sistémica que atua sobre vários órgãos, os sintomas nem sempre são associados à diabetes. "Os altos níveis de glicose provocam uma série de inflamações. Os olhos, por exemplo, podem ser afetados pela falta de irrigação sanguínea. Em casos assim, a visão fica turva", explica a endocrinologista Valdirene Jácomo, da Clínica Vivace, no Brasil, ao Metrópoles.
Leia Também: Diabetes é mais perigosa do que julga. Sabe o que é nefropatia diabética?
Lembrando que os sinais mais comuns da doença são boca seca e vontade excessiva de urinar, o endocrinologista Fernando Valente, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo, afirma ao mesmo jornal que "a diabetes é uma doença grave, que exige medidas de controlo e, por isso, o diagnóstico é muito importante".
Eis alguns sintomas menos conhecidos de diabetes:
1- Visão turva;
2- Sensação de formigueiro nas pernas;
3- Infeções genitais;
4- Disfunção erétil (impotência).
Leia Também: Dores de cabeça infernais? O que precisa de esclarecer sobre enxaquecas