Há quem a retire, há quem a deixe e coma mesmo assim. No seu caso, come ou deixa de lado a parte branca do presunto? Será assim tão prejudicial? O agregador de blogues HuffPost falou com um nutricionista para perceber tudo.
É a parte mais gordurosa do presunto. Será que é mais prejudicial? "Podemos comê-la ou não, de acordo com as nossas preferências, mas em todo o caso ela só fornece isso, gordura", explica o nutricionista Aitor Trabanco.
Leia Também: Quatro alimentos que não são muito 'amigos' da bexiga
Refere também que o presunto pode ser uma fonte de proteínas, minerais, ferro e zinco, mas também de gorduras saturadas. "Este é um alimento processado uma vez que é adicionado sal para a sua maturação e pode conter aditivos que garantam a sua conservação".
Explica também que apesar disto "não significa necessariamente que tenha sofrido uma transformação prejudicial." E vai mais longe. "Em muitos casos, são alimentos perfeitamente saudáveis como o azeite, alguns vegetais cortados ou o pão 100% integral.
Deixa ainda um alerta. "O presunto deve ter um espaço limitado na dieta alimentar, tendo em conta o consumo total de carne, e sempre sem deixar de lado outros alimentos, como frutas, legumes ou leguminosas."
Leia Também: Três alimentos (e bebidas) que aceleram o envelhecimento da pele
[Notícia atualizada às 11h06]