Sim, leu bem. De acordo com Michael Mosley - médico e autor de vários livros - a natação ajuda a viver mais anos e, além disso, melhora a memória e o tempo de reação. Mas tem muitas outras vantagens para a saúde do corpo.
Leia Também: Se quer viver mais anos, siga os conselhos de um neurocirurgião
Por exemplo, no seu podcast, o médico explicou que "a natação é boa para o corpo, mas também para o coração" já que "melhora a elasticidade das artérias de uma forma que os exercícios em terra não melhoram".
Aliás, o especialista mencionou um estudo feito na Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, onde foram analisados 40 mil homens com idades entre os 20 e os 90 anos, ao longo de uma década. Graças a isto, os investigadores descobriram que os nadadores tinham uma taxa de mortalidade mais baixa, explica o médico.
Já ao falar sobre os benefícios para o cérebro, o médico fala de outro estudo, onde foi revelado que sete dias de natação melhoraram a memória dos ratos e, estudos realizados em seres humanos mostraram resultados semelhantes, ou seja, aumentando a função cerebral e melhorando o tempo de reação, acrescenta.
Menciona ainda que se trata de um exercício muito completo. "Quando nadamos vigorosamente, estamos a utilizar muitos grupos musculares diferentes. E, mais importante ainda, estamos a trabalhar contra o peso da água", explica.
Leia Também: Fazer caminhadas assim ajuda a melhorar a memória (segundo um médico)