Cansou-se de ser o lingrinhas do seu grupo de amigos e está decidido a ganhar massa muscular. Todavia, lembre-se que passar horas no ginásio não equivale a melhores resultados. Na verdade, até pode ocorrer o contrário.
A pensar nisso, o personal trainer Gareth Sapstead aponta os erros que pode estar a cometer:
Leia Também: Beber café tem um lado muito (mas mesmo muito) bom
1- Treinos excessivos
Podem causar dores musculares e lesões como entorses. O ideal é fazer um intervalo de 48 horas antes de treinar novamente o mesmo grupo muscular. Além disso, deve garantir um dia de descanso por semana para o corpo recuperar.
2- Excesso de exercícios cardiovasculares
Se, por um lado, exercícios aeróbicos, como natação e ciclismo, ajudam a reduzir o peso e a pressão arterial, praticar estes desportos de forma excessiva pode atrapalhar o aumento de massa muscular.
3- Atenção à intensidade dos treinos
Levantar mais peso do que o corpo consegue suportar aumenta o risco de lesões, distensão e entorses.
Leia Também: Em processo de emagrecimento? Dois sinais de que algo não está bem
4- Falta de sono
A produção de testosterona, uma hormona fundamental para a construção de músculos em homens e mulheres, é afetada. Mais: os níveis de cortisol (a 'hormona do stress') tendem a ser superiores, o que quebra a massa muscular e atrapalha o seu progresso.
5- Má alimentação
A dieta deve ser orientada por um nutricionista. Refeições com alto teor calórico permitem que o tecido dos músculos danificados pelos treinos cresça novamente. Já os alimentos ricos em proteínas dão ao corpo os aminoácidos que ajudam a reparar e a reconstruir os músculos.
Leia Também: Quatro frutas com poucas calorias que ajudam a combater o inchaço