Alguma vez se questionou se os cães têm noção do conceito de tempo? Segundo a médica veterinária Cátia Frade, "o cão perceciona a passagem do tempo com base no seu ritmo circadiano".
"Falamos das flutuações diárias hormonais, de temperatura corporal e atividade cerebral", continua, esclarecendo que, "em vez de saberem de quanto em quanto tempo têm comida ou quando chegará o tutor, reagem ao estado biológico em determinada altura do dia".
Leia Também: O seu patudo detesta a ração e estes quatro sinais são a prova
Outra teoria defende que "é o nível de cheiros que oferece essa noção de tempo aos nossos cães". "Cheiros fortes significam um evento recente, em oposição a um passado, cujo cheiro já esta disperso. Saber qual quantidade de odor do tutor à hora a que costuma chegar do trabalho, por exemplo."
Ou seja, "conseguem saber o futuro: antever outro cão, por exemplo, através do cheiro que lhes surge antes sequer de conseguirem um contacto visual. Para outras situações, contam com estímulos exteriores para determinar o que está prestes a acontecer, como é o caso de fenómenos naturais", remata.
Leia Também: Se o cão acabou de fazer xixi em casa, respire fundo e leia este artigo