Já começou o outono e, no final do mês, a hora muda, isto faz com que os dias sejam mais curtos e escuros. Por isso, nestes meses, muitos indivíduos têm dificuldade em sair da cama quando acordam, mas existe uma explicação para este cansaço e fadiga. Está tudo relacionado com uma hormona.
Lisa Artis da The Sleep Charity - organização especializada na ciência do sono - explica que a diminuição da luz do dia tem um impacto significativo nos níveis de melatonina, uma hormona influenciada pela luz e que estimula o sono.
Leia Também: Cinco alimentos que lhe tiram o sono (e nem sabia)
Durante o "outono, a noite torna-se mais escura, o que significa que a melatonina é produzida mais cedo e faz-nos sentir sonolentos", explica ao The Mirror. Além disso, as manhãs são mais escuras, isto "mantém os nossos níveis de melatonina elevados, o que significa que nos sentimos sonolentos ao longo do dia", acrescenta.
Explica ainda que "a luz natural faz-nos sentir mais despertos e indica ao nosso relógio biológico interno que está na hora de acordar e de parar de produzir melatonina".
Tendo isto em conta, a especialista sugere que invista num alarme com luz que aumenta gradualmente imitando a evolução da luz natural de manhã. É capaz de enganar o cérebro a acreditar que está a acordar com a luz do sol.
Leia Também: Cinco alimentos que ajudam a combater o sono durante o dia de trabalho