Cansado de detestar do reflexo que vê no espelho, emagrece, mas o resultado é sempre o mesmo: acaba por ganhar ainda mais peso do que tinha perdido. Adivinhámos, não foi? A verdade é que há aspetos a ter em conta num processo de emagrecimento para entrar num processo de transformação saudável e ter o corpo com que sempre sonhou.
Ao portal SportLife, a nutróloga Ana Luisa Vilela, especialista em emagrecimento, aponta alguns dos erros mais comuns que atrapalham a perda de peso.
Leia Também: Oito dicas simples e eficazes para perder peso - sem dieta nem ginásio
1- Cortar determinados ingredientes do regime alimentar, alguns deles essenciais para o bom funcionamento do organismo
Iniciar uma dieta restritiva é o erro mais comum e pode causar efeitos muito adversos para a saúde, que podem ir de uma compulsão alimentar a alterações no funcionamento da insulina, hormona que reduz a quantidade de glicemia no organismo.
2- Privilegiar alimentos pequenos, como frutos secos, por crer que possuem menos calorias
Apesar de saudáveis, são bastante calóricos, o que dificulta o processo de emagrecimento. Além disso, nem todos conferem uma sensação de saciedade.
3- Apostar somente em produtos 'light' e diet'
"O diet é um alimento adaptado para diabéticos e, portanto, não é necessariamente pouco calórico. Já o light apresenta uma redução de 25% no teor de alguns nutrientes, não necessariamente calorias, o que pode não favorecer o emagrecimento."
Leia Também: Não se deixe enganar. É isto que uma dieta super restritiva faz ao corpo
4- Consumir apenas alimentos 'low carb'
Deve observar não apenas a quantidade de carboidratos, mas também a de calorias agregadas em cada produto.
5- Optar por alimentos saudáveis, mas com elevado índice glicémico
"Um copo de sumo de laranja pode ter até 118 calorias. Portanto, dê preferência a frutas com menor índice glicémico, como a pera e a maçã, bem como as que são ricas em fibras, como a ameixa fresca (fresca ou seca), a amora e a cereja fresca."
6- Reduzir apenas o consumo de carne
O mais provável é acabar por consumir mais carboidratos e, consequentemente, aumentar a ingestão calórica.
Leia Também: Pela sua saúde, não coma a banana se notar isto (é perigoso!)