Gosta de chá e café? Boas notícias. Recentemente, uma equipa de investigadores, citada no DailyMail, sugeriu que o consumo destas bebidas todos os dias durante a meia-idade, ajuda (e muito) a evitar a fragilidade física.
Para o estudo, os investigadores entrevistaram mais de 12 mil pessoas na casa dos 50 anos, em Singapura, e registaram os seus hábitos de consumo de café e chá. Todos foram acompanhados novamente 20 anos mais tarde.
Leia Também: Quatro dicas para acabar com o vício do açúcar no café
Graças a estas informações, concluíram que aqueles que consumiam quatro chávenas de café, ou mais, todos os dias tinham cerca de metade das probabilidades de ficarem fisicamente frágeis aos 70 anos. Quem apostava em chá verde ou preto estava em média 18% menos vulnerável a fragilidade física mais tarde.
Aliás, mais especificamente, o estudo dividiu os tipos de chá, os consumidores diários de chá verde sentiram os maiores benefícios, apresentando 19% menos probabilidades de fragilidade. Para os consumidores de chá preto as probabilidades desciam em 12%.
Leia Também: É isto que acontece ao seu corpo quando bebe café
É importante mencionar que o estudo não analisou a forma como a adição de leite, açúcar ou adoçantes artificiais alterava estes benefícios para a saúde.
Os investigadores não comprovaram a existência de causa e efeito, mas acreditam que os resultados estão associados a uma combinação da cafeína, com outros compostos antioxidantes destas bebidas. É possível que isto ajude a retardar a degradação das células e prevenir problemas de saúde que facilmente resultam em fragilidade.
Para testar esta ideia, os investigadores analisaram também o consumo total de cafeína, ou seja, os refrigerantes e o chocolate. Por isso, em comparação com os que consumiam 67,6 miligramas (mg) de cafeína por dia ou menos, os que ingeriam a quantidade mais elevada, 223-910,4 mg por dia, tinham cerca de 23% menos probabilidades de fragilidade.
Leia Também: O leitor perguntou: Faz mal beber café quando está doente?