Sim, leu bem. Recentemente, investigadores criaram um novo creme que ajuda a proteger a pele contra as (incómodas) queimaduras solares e, ao mesmo tempo, repara em tempo real os estragos mínimos que são causados pelo sol.
Para esta novidade, foi criada uma versão artificial (e melhorada) da melanina, uma molécula natural do corpo que apoia a pele depois da exposição aos raios solares, explicam os investigadores, citados no DailyMail.
Leia Também: Dermatologista revela o 'segredo' para uma pele hidratada no inverno
Mais tarde, esta melanina foi aplicada no creme, conseguindo neutralizar os "radicais livres" nocivos que eliminam o colagenio. Isto significa que a utilização prolongada deste creme tem a capacidade de impedir o aparecimento de alguns sinais de idade como rugas e flacidez.
Então, os investigadores testaram a 'super melanina' que criaram, misturada com água, na pele de 10 pessoas que tinham sido submetidas a cirurgia plástica. Todas as amostras foram tratadas com um medicamento capaz de provocar o aparecimento de bolhas.
Quando os investigadores aplicaram o creme, nas amostras, metade não desenvolveu bolhas, um resultado comparado com amostras de pele não tratadas com o creme, com estragos. Isto comprova que a melanina artificial consegue prevenir e reparar estragos de na pele. Mesmo assim, os investigadores mencionam que mais testes e ensaios clínicos são necessários.
Leia Também: Protetor solar oferece "uma falsa sensação de segurança", diz estudo