Sente que está a perder mais cabelo do que o normal? Não está sozinho. Perdemos cerca de 50 a 100 cabelos todos os dias, mas existe alguns fatores capazes de fazer aumentar este número, como o stress crónico. Outros eventos da vida como a recuperação de uma operação ou estiver na menopausa também afetam a queda de cabelo.
Sim, além de tudo isto, a mudança de estações é capaz de ter algum impacto, mas não existe uma explicação científica, explica o Huffpost, agregador de blogues.
Leia Também: Deixar o cabelo secar naturalmente tem vantagens que desconhece
Então, alguns estudos sugerem que isto acontece e, uma análise do Google Trends, entre 2004 e 2016, citada no meio de comunicação, explorou a sazonalidade das pesquisas sobre queda de cabelo.
Aliás, mais especificamente, o estudo revelou que as tendências nas pesquisas mensais de "queda de cabelo" seguiam um ciclo, com um pico no verão e no outono. "Os resultados deste estudo de tendências seculares sugerem que a queda de cabelo na população está significativamente correlacionada com a sazonalidade e que a queda de cabelo ocorre mais frequentemente no verão e no outono", concluíram os investigadores.
Leia Também: Efeito Rapunzel. Esta mistura de dois ingredientes faz crescer o cabelo
"Estas descobertas são consistentes com estudos anteriores que utilizaram tricogramas e outras amostras de cabelo para descobrir que a queda de cabelo telógena ocorre ao máximo no verão, ou na transição entre o verão e o outono."
O que é a queda de cabelo telógena? É a terceira fase de crescimento do cabelo e, nesta altura, encontra-se numa fase de repouso, ou seja, não cresce, mas permanece ligado ao folículo, fazendo uma pequena pausa. Quando esta fase termina - capaz de prolongar-se durante quatro meses - "é mais provável que o cabelo caia antes de ser substituído por um novo cabelo no mesmo folículo".
De acordo com a Exeter Trichology, citada no Huffpost, as mulheres têm um maior número de cabelos na fase telógena (em repouso) durante o mês de julho. Isto faz com que a uma maior queda de cabelo aconteça cerca de três a quatro meses mais tarde, ou seja, no outono.
Não existe uma explicação científica para isto, mas existem algumas teorias. Emily Wise, uma dermatologista, explica que existem "provas de que as pessoas podem notar um aumento da queda de cabelo no final do outono e nos meses de inverno. A ideia é que, talvez nos meses de verão, nos agarremos a mais cabelo para nos protegermos mais do sol". Outra ideia é que "o nosso corpo está simplesmente a dar lugar a um cabelo mais espesso para nos manter quentes no inverno", sugere Roberta Del Campo, outra dermatologista.
Leia Também: Cabelo danificado? Remédios caseiros que ajudam (e muito)