O kefir é uma bebida probiótica produzida a partir de grãos de kefir, que são um conjunto de bactérias e leveduras vivas que têm a capacidade de fermentar fontes de açúcar. Habitualmente, é feita com leite de vaca, onde há, através das bactérias e leveduras vivas, a redução ou eliminação total da presença da lactose (açúcar do leite).
Pode também fazer a bebida kefir com sumo de fruta, havendo, neste caso, a fermentação da frutose ou até mesmo de água de coco ou bebida vegetal. Desde que tenha uma fonte de hidrato de carbono/açúcar poderá conseguir ter uma bebida kefir.
Leia Também: Romã, a fruta pouco calórica que pode ser uma boa ajuda para emagrecer
Quanto a benefícios, destaco três:
1- Rico em probióticos que irão ajudar a equilibrar a flora intestinal, melhorando a digestão, bem como a fortalecer o sistema imunitário.
© Magda Roma
2- Quando pensamos em bebida kefir feito com o leite de vaca, será ainda fonte de proteínas, minerais e algumas vitaminas. Já a bebida kefir feita com bebida vegetal ou sumo de fruta terá outros nutrientes, mas sempre presente a componente probiótica;
3- Estes grãos são microrganismos vivos, pelo que irão aumentar a sua presença. Em cada processo de fermentação irá ter mais grãos. Pode conservá-los ou oferecer aos seus amigos e família de forma a que mais pessoas tirem benefícios desta bebida probiótica.
Leia Também: Amora, o superfruto instagramável com inúmeros benefícios 'escondidos'
Receita
Ingredientes:
Grãos de kefir
Leite de vaca, cabra, ovelha, bebida vegetal (de coco ou amêndoa, ou água de coco)
Material:
Frasco de vidro (capacidade 500ml)
Coador de plástico
Pano
Elástico
Modo de preparação:
1- Coloque os grãos de kefir no frasco de vidro. A quantidade ideal de grãos dependerá do tamanho do pote. No entanto, uma a duas colheres de sopa de grãos para 500 mililitros de líquido.
2- No frasco, coloque o leite sobre os grãos. Deixe um espaço de cerca de 2,5 centímetros entre o líquido e a tampa para permitir a expansão durante a fermentação.
3- Cubra o frasco com um pano e prenda com um elástico para evitar que insetos ou outros contaminantes entrem. Não tape, pois é importante haver arejamento para que haja o processo de fermentação e libertação do gás.
4- Deixe o frasco num local escuro e com temperatura ambiente (idealmente entre 20ºC e 25ºC) por 12 a 24 horas.
5- Após o período de fermentação desejado, retire os grãos de kefir do líquido usando o coador. Lave bem os grãos e repita os passos.
6- O líquido que coou será a sua bebida kefir que pode armazenar no frigorifico. Pode usar para fazer batidos, comer diretamente com
cereais ou até ser o molho da sua salada.
Atenção: caso não queira fazer mais bebida kefir, coloque os grãos num frasco, água filtrada e açúcar, para que os grãos tenham uma fonte de nutrição, e armazene no frigorifico. Estamos a falar de bactérias benéficas e/ou leveduras e, nesse sentido, é importante ter as condições ideais na sua casa para que não haja proliferação de outras bactérias por via de contaminação. Caso surja coloração ou fungos, dispense os grãos.
Leia Também: Camarão. Verdades que vão mudar a forma como olha para este pitéu do mar