O que come de manhã ao pequeno-almoço? Uma taça de cereais? O melhor é ver o rótulo e confirmar se não estão cheios de açúcar. Pensa que até está a ter uma refeição saudável, mas afinal não é bem assim.
O 'website' Eat This, Not That, falou com vários especialistas para saber o que acontece ao corpo quando come cereais açucarados com regularidade. Saiba tudo.
Sente-se com energia, mas não por muito tempo
"O aumento e a subsequente queda nos níveis de glicose no sangue podem levar a flutuações nos níveis de energia", revela Danielle Crumble Smith.
Os níveis de açúcar no sangue podem aumentar e depois cair
"O açúcar e os grãos refinados que contêm são rapidamente digeridos e absorvidos pela corrente sanguínea, o que resulta num rápido aumento nos níveis de glicose no sangue."
Leia Também: Cuidado com estes alimentos. Estão a enfraquecer o seu sistema imunitário
Sente fome logo a seguir
"Se escolher um cereal com baixo teor de fibras, o corpo não demorará muito para decompor esses carboidratos em energia e não demorará muito para sair do estômago", diz Annette Snyder.
Está a consumir menos proteínas
"A proteína tem um efeito térmico maior do que os carboidratos ou gorduras, o que significa que o seu corpo queima mais calorias ao digerir e metabolizar as proteínas em comparação com outros nutrientes", continua Danielle Crumble Smith.
Acaba por querer comer mais açúcar
"Depois de consumir açúcar, o cérebro pode ir ao encontro dessa sensação gratificante e levar ao desejo por mais alimentos açucarados ou ricos em carboidratos."
Pode aumentar de peso
"Muitas vezes, as pessoas servem-se mais do que a quantidade recomendada, às vezes até o dobro ou o triplo."
Leia Também: Uma boa alimentação pode ajudar a prevenir doenças do fígado, diz médico